? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 6 de março de 2008

As 4 estações de uma garota grávida

Cumprindo a promessa da outra crítica de cinema que eu estava devendo, falo agora sobre "Juno", que assisiti nessa semana. Já há algum tempo eu queria assistir pra ver se é bom mesmo ou se trata mais uma vez de muito barulho por nada.
Para quem assistiu "Little Miss Sunshine" ano passado com certeza vai gostar muito do filme. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas ser um filme independente, fora do grande circuito e dos orçamentos nababescos de Hollywood para ser considerado um filme bom. Já vi muitos filmes europeus e brasileiros produzidos nas mesmas condições que são podres. O que evidentemente não é o caso de Juno.
Desde o início vemos que o filme é de qualidade. O roteiro da Diablo Cody justifica a todo momento por ganhou o Oscar. Como dizia a crítica da Veja ( escrita pela Sra. Isabela Boscov, com quem eu tenho os dois pés atrás, mas que nesse caso se mostrou justa) o filme não se propõe apenas a ser crítico, até por que é muito fácil apontar o dedo na cara dos outros e dizer que o que os outros estão errados.

O filme tem sim um tom de crítica social ( o consumismo, a idiotice em que vive mergulhada boa parte da sociedade americana) sem deixar de lado a história trágica e cômica da menina de 16 anos que de repente se vê grávida, e todos os fatos, pequenos e grandes relacionados com essa história.

Pois Juno McGuff é apenas uma adolescente comum, numa fase da vda em que nunca temos certeza de nada, as voltas com um problema que ela não pode administar. Nesse ponto vemos que o filme poderia seguir várias direções, como a linha imbecilóide de Malhação, onde a adolescência é tematizada de uma forma prá lá de irreal. Mas ele não segue. É crítico e terno ao mesmo tempo, mostra todos os problemas sem deixar no entanto de também mostrar que existem soluções, e que sempre precisamos enxergar pelo lado bom das coisas.

Eu poderia ficar a tarde toda aqui falando sobre Juno. Mas o melhor pra vocês seria mesmo ir logo pro cinema.

0 comentários: