? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

En la playa

É em clima de sol e mar que começo esta postagem! Durante o último weekend partimos para um momento de dolce far niente num dos lugares mais belos do litoral paraibano, a foz do rio Paraíba, em Cabedelo. Com um farol construído sobre um proromptório artificial, o local tem uma vista privilegiada e vizninhança de peso: de um lado o Forte de Sta Catarina, o porto e a praia do Jacaré (famosa pelo seu pôr do sol); de outro, as praias de Lucena. Eu mesmo me senti a Helena em Búzios (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk):





Outro lugar de visita imperdível é a Fortaleza de Santa Catarina, que fica de lado do porto de Cabedelo. Distante cerca de dezoito quilômetros do centro de João Pessoa, o forte é um testemunho vivo das lutas contra os invasores holandeses no Nordeste à época colonial.

A reconstrução do forte atual foi ordenada pelas Cartas Régias de 28 de novembro de 1689 e de 29 de agosto de 1697. A planta inicialmente traçada pelo Sargento-mor Pedro Correia Rebello, foi mais tarde revisada e ampliada pelo Engenheiro Luiz Francisco Pimentel. A estrutura tinha o formato de um polígono irregular, com dois bastiões e quatro vértices, contando ainda com um fosso com entrada pelo mar, dotado de contra-muralha até à ponte. Foi essa arquitetura que chegou aos nossos dias, e é uma pena que a estrutura esteja abandonada, se deteriorando a cada dia. E isso é um verdadeiro absurdo, pela importância que o prédio tem para um pedaço da História do país. Apesar de existir uma fundação que administra o forte e ser cobrada entrada, parece que a preocupação em conservar o monumento é meio frouxa.




Abaixo, o ensaio fotográfico protagonizado por euzinho aqui, com cliques by Joe Cipriano:




Cocoon