? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

terça-feira, 26 de maio de 2009

2009, Le ain de France au Brésil

Uma das matérias que escrevi para a última edição da revista Conexão Tambiá foi sobre o Ano da França no Brasil. Como ela não foi publicada, resolvi postar aqui para vcs.



2009, o ano em que a França invade o Brasil

Por Alex Cavalcanti

alex.conexaotambia@gmail.com

No último dia 28 de dezembro, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, reunidos no Rio de Janeiro lançaram oficialmente o Ano da França no Brasil, uma série de eventos que - em torno de 600 –realizados em todo o território brasileiro com o intuito de aproximar a relação dos 2 países.

Estes eventos são de certa forma a retribuição para o Ano do Brasil na França, evento que em 2005 movimentou a cidade luz com o melhor do Brasil no continente europeu. Agora, ocorre o inverso, ou seja, a França invade o Brasil. Se no século XIX a cultura francesa era sinônimo de algo sofisticado e de difícil acesso para a maioria das pessoas, hoje temos traços culturais deste país na mais cotidiana das atividades. Comprar um bom pão francês, ligar o abat-jour para ler um livro do Balzac ou o gosto pelo teatro são alguns deles. Para o professor Zacarias Filho, professor de francês na escola Aliança Francesa esse intercâmbio cultural é muito importante para a cultura dos 2 países, já que “como quase todas as culturas se interpenetram e dialogam, é quase impossível uma cultura de determinado país não influenciar uma outra. Isso ocorre na língua, nos costumes e nos hábitos alimentares, por exemplo’’, opina ele.

Artes plásticas, fotografia, música, dança, literatura, cinema, circo e teatro de rua serão algumas das áreas contempladas pelo projeto. Em 2009, o Ano da França no Brasil fará parte da programação de eventos tradicionais do calendário cultural brasileiro, como o Festival de Ópera de Manaus, a Feira Literária Internacional de Parati (FLIP) e o São Paulo Fashion Week. Mais de 70 cidades receberão os eventos, divididos em 3 eixos temáticos: “A França hoje”, “A França diversa” e “A França aberta”.

O embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, resumiu o a essência do evento,no lançamento do projeto: “ O Brasil e a França dividem os mesmos valores democráticos e sociais, e têm a ambição de construir uma sociedade justa, aberta e multipolar, que respeita a diversidade cultural e linguística dos povos.” E nada melhor do que eleger a cultura como forma de brindar essa aliança.

O que é que a França tem?

Edith Piaf: La Môme, como também era conhecida, teve origem humilde uma carreira brilhante, encantando multidões com sua voz marcante em canções eternas como La vie en rose, Hymne a L'amour e Non, Je ne regrete de rien. Sua personalidade e estilo de vida fazem de Piaf uma embaixadora do savoir-vivre francês, reverenciado no mundo inteiro.

Macaron: O doce preferido da rainha Maria Antonieta nasceu na Itália e chegou a França na época do Renascimento. Feito com farinha de amêndoas e açúcar glacê, o doce sofreu várias alterações, ganhando formato de míni-sanduíche e vários recheios. Em Paris têm destaque os feitos por Pierre Hermé e pela tradicional marca Ladurée, fazendo da sobremesa um dos patrimônios gastronômicos franceses.

Tailleur Chanel: Quando pensamos em um clássico da moda, uma das imagens que vêm a cabeça é um tailleur Chanel. Criado em 1954 como resposta ao New Look de Christian Dior, ele logo conquistou as editoras de moda do mundo todo pela sua praticidade e pureza de linhas. O tweed, o debrun e os botões originais idealizados por Mademoiselle Coco continuam presentes nas releituras de Karl Lagerfeld, o estilista alemão que hoje comanda a grife mais tradicional da França.