? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

domingo, 1 de junho de 2008

Uma rainha sem cabeça, mas com muito estilo






Aquele dia de outubro de 1793 começou cedo para Maria Antonieta, rainha da França, presa pelos revolucionários. Ainda não amanhecera, e ela já estava de pé em sua cela na Conciergerie, a prisão mais temida pelos aristocratas, de onde só sairia para a guilhotina. Ela começava a preparar sua toilette – não para um dos inúmeros bailes que promovia em Versalhes – mas para a sua última aparição pública como rainha: a execução em praça pública.



A preocupação de Maria Antonieta com a aparência e a moda a acompanhariam por toda a vida, desde a sua chegada à corte da França, quase vinte anos antes. Invejada pelas nobres por sua elegância, odiada pelo povo, que a via como uma mulher fútil e extravagante, o certo é que a rainha decapitada criou um estilo inigualável e é admirada até hoje como um dos grandes ícones fashion da cultura moderna.


Discriminada por ser estrangeira, ela procurou no vestuário uma forma de romper com o rígido protocolo da corte francesa, assim como se auto-afirmar enquanto mulher. Ela entendia que o cargo ocupado por ela – rainha - exigia toda uma forma própria de ser e portanto, de se vestir. Cleópatra e Elizabeth I também foram governantes que criaram uma moda própria que refletisse o esplendor dos seus reinados. Elas entendiam o poder que a roupa tem para sugerir e influenciar opiniões, assim como projetar a imagem que se quer. Cleópatra usava o poder da sua beleza para influenciar os negócios do estado, Elizabeth criou um vestuário fantástico e poderoso, assim como o período em que reinou na Inglaterra.



A historiadora inglesa Caroline Weber em seu livro “Rainha da Moda – O que Maria Antonieta usava na Revolução?” faz um estudo de como se poderia entender as profundas mudançasocorridas na sociedade francesa naquele curto tempo - pouco menos de duas décadas - estudando-se apenas o vestuário. A drástica mudança ocorrida com a Revolução Francesa se refletiu também na maneira como as pessoas se vestiam. A roupa passou, mais do que nunca, a indicar em que lado da sociedade as pessoas estavam.


Ao menos em sua execução, Maria Antonieta conseguiu o objetivo. A roupa usada por ela – vestido, gorro, culotes, todos brancos – hipnotizaram a multidão que cercava a Place de la Révolution e conferiram à rainha uma aura quase mística.

0 comentários: