? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Palestra com o Ronaldo Fraga.

Ontem eu estava com um puta mau-humor quando saí do trabalho, e tudo o que eu queria era chegar em casa logo e assistir deitadinho na minha cama todas as maldades que a Flora Cobain ia aprontar em A Favorita. Mas a minha miguxah Sarah me ligou chamando pra irmos numa palestra super bapho, ministrada por ninguém + ninguém - que o Ronaldo Fraga.
Nem é preciso dizer que essa é uma oportunidade maravilhosa, ouvir e trocar opiniões com uma pessoa tão incrível, e mesmo com a garganta latejando de dor ( as biritas do fds só pioraram a minha já existente gripe) fui lá ouvir o meu ídolo mineiro.
Sou super fã do trabalho autoral do Ronaldo, que consegue ao mesmo ser tão simples e tão sofisticado, traduzindo para o mundo e para nós mesmos a essência brasileira. Ele é para mim, ao lado do Hercovitch, um dos maiores estilistas que esse país já viu. E como não podia deixar de ser, uma conversa com o Ronaldo não podia deixar de ser extremamente interessante. Ele extrapolou o universo da moda e do estilo, nos brindando com reflexões sobre a cultura, a moda, a história e a política e a economia do Brasil, e como a moda está intimamente ligada com cada um desses assuntos.
Durante mais de 2 horas, Ronaldo falou sobre o início da sua carreira - ele começou como figurinista de uma loja de tecidos - , o conceito que ele procura construir dentro da grife e as dificuldades que um estilista tem de vencer para conciliar o trabalho autoral com as exigências do mercado.
Ronaldo nos mostrou também vídeos em que ele explica um pouco daquilo que o motivou para criar 3 das coleções mais incríveis da sua carreira, A China, São Francisco e A Loja de Tecidos. Entre uma fala e outra, ele nos brindava com pequenas pérolas de sabedoria, (todas anotadas por mim, claro) como " fazer moda é difícil, pois fazer moda é dar alma as coisas" " a escolha da roupa é sempre uma escolha política" e " é fácil ser vanguardista ou fazer uma roupa medíocre. O que é difícil é fazer uma roupa que traga o DNA de quem a fez e que sobretudo transmita uma mensagem" .
Durante a palestra Ronaldo nos deu várias provas do por que ele está hoje no Olimpo da moda mundial. Além da sua ampla visão de mundo, da curiosidade, do brilhantismo e do trabalho incansável, ele é todo simpatia, e uma pessoa humilde e alegre, como todo bom brasileiro.
Depois da palestra - que ninguém queria que terminasse - Ronaldo respondeu a perguntas dos alunos do curso de Moda e Estilismo do Unipê (onde a palestra foi realizada) e do público em geral, que lotou o auditório. Inclusive respondendo a pergunta deste jornalista e blogueiro que aqui vos fala.
Ele nos esclareceu sobre o seu trabalho, sobre as dificuldades do trabalho e sobre a indústria de moda no Brasil. Sobre o seu estilo, ele foi direto, marca registrada do seu estilo: " O esti
lo de alguém só é definido depois da sua morte, até lá, ele ainda está sendo infinitamente construído". E ponto final.

0 comentários: