? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O mito Chanel na telona

Durante a minha passagem por Sampa, conferi a estreia mais glamorosa do ano. Coco antes de Chanel, a cinebiografia mais aguardada do ano, é de interesse não apenas para os apaixonados por moda (like me!), mas também para todos que gostam de boas histórias e para os curiosos em saber como uma garota de família pobre, aparentemente sem muita importância conseguiu revolucionar a moda do século XX.
Todos os elementos de folhetim da vida de Gabrielle Coco Chanel estão lá: a infância no orfanato, a oficina de costura, o cabaré em Moulins, o amante milionário, os primeiros passos na moda e finalmente a consagração mundial como uma das maiores estilistas que o mundo já viu.



O filme tenta mostrar a mulher por trás do mito, e mostra que Chanel era, antes de tudo, uma apaixonada pela moda. Aliando a sua sensibilidade fashion, criatividade com dedicação ferrenha ao trabalho e um senso de oportunidade incrível, Chanel descontrui o estilo secular que dominava o guarda roupa feminino - pautado pelo exagero - e o moldou a luz do novo mundo que então surgia, sepultando a belle époque e dando lugar ao estilo moderno tal qual o conhecemos hoje.
Devemos a ela o conceito de less is more, a elegância despretensiosa do pretinho básico, a noção de que o luxo está no acabamento, nos detalhes, mais na qualidade do que na forma aparente. Quando Christian Dior retomou a opulência das anáguas e espartilhos com o lançamento do seu New Look nos anos 50, ela contava mais de 70 anos e mesmo assim saiu da sua aposentadoria para mais uma vez reafirmar aquilo em que acreditava, expresso numa das suas frases de efeito: "A moda passa, o estilo permanece."



O filme tem uma reconstituição de época perfeita, com locações originais e um figurino - como já era de se esperar - impecável. A figurinista Catherine Leterirer (que já trabalhou com Alan Resnais e Robert Altman) teve de subemeter os seus croquis ao kaiser Karl Lagerfeld, hoje no comando da masion francesa. Ele gostou tanto do que viu que colocou a disposição da equipe da figurinsita todo o arquivo Chanel. No desfile mostrado na sequência final do filme, todos os modelos mostrados na passarela são originais, criados pela própria Coco. O filme é imperdível, e já está em cartaz em muitos cinemas Brasil afora.