? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Matisse na Pinacoteca

Olá pessoas! Volto hj com mais um capítulo da minha viagem por Sampa. No dia 24 de outubro fui a Pinacoteca, no bairro da Luz, para conferir a exposição Matisse Hoje, que fica em cartaz até dezembro. Então se vc está ou vai para São Paulo até lá, é uma chance imperdível de conferir de perto as obras do mestre francês.
O legal da exposição começa muito antes da gente entrar na sala, pelo próprio lugar onde ela é realizada. A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, recebendo periodicamente exposições de nível mundial. O prédio foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. A Pinacoteca é o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911. Do seu lado esquerdo fica o Parque da Luz, um dos lugares mais bonitos da capital paulista:





Matisse, Hoje

A fotografia das telas, esculturas e desenho estava liberada, desde que feita sem o uso do flash, por isso eu pude fotografar muita coisa pra vcs. Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, Matisse sofreu algumas influências deste grupo. Entre 1913 e 1917 sua pintura apresentava linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, com figuras femininas e o interior como seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas.

As esculturas criadas por ele eram uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.

Matisse, como outros artistas do movimento modernista rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas conseqüências. Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Ele é o inventor da técnica do "desenho com tesoura". Matisse começou com cores vibrantes e depois voltou-se para Cezanne, admirando o tipo de pintura dele. Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez. Algumas obras dele vcs conferem a seguir: