? ??????????????Louis Vuitton? ????? ?? ???Rating: 4.2 (349 Ratings)??358 Grabs Today. 44188 Total Grabs.
??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Chanel (New)? ????? ?? ???Rating: 4.3 (7 Ratings)??345 Grabs Today. 5951 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ????1?? ??????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

domingo, 25 de novembro de 2007

Luís XIV : Esplendor e decadência do absolutismo


" O amor pela glória tem precedência sobre todos os outros em meu coração. "

" Na França, a nação não constitui uma entidade: reside inteiramente na pessoa do rei. "

" É legal porque assim o desejo. "



Inteligente, arrogante, obcecado pelo poder, o rei Luís XIV dominou a Europa do século XVII. Durante os 54 anos do seu reinado, ele fortaleceu a monarquia, fez guerra e promoveu a época de ouro da cultura francesa, sempre na desenfreada busca pela glória.
Nascido em 1638, Luís foi proclamado rei aos 5 anos, mas teve de enfrentar vários desafios antes de se tornar o soberano absoluto da França. Dono do poder, reinou com mão de ferro, acreditando que um rei devia explicações apenas a Deus. Conduziu uma política externa agressiva; ignorou a hierarquia da Igreja Católica; perseguiu seus inimigos políticos e religiosos e criou uma corte inigualável pelo seu luxo e esplendor. (construindo Versalhes, o mais famoso palácio europeu)
Embora a França tenha vivido uma época de glória , quando o Rei-Sol morreu, em 1715, era um país com a economia arrasada e dividido por conflitos sociais.Luís XIV tinha lhe dado fama e cultura, mas também a encaminharia para os irreversíveis acontecimentos de 1789.

0 comentários: