A folia pode estar chegando ao fim - a quarta-feira de cinzas já é amanhã - e já nos deixa cheios de saudade dos divertidos dias do carnaval. Foi pensando nisso que resolvi postar aqui algumas dicas legais - testadas e aprovadas por mim e também pelos outros membros do clã dos Cavalcanti - para um roteiro divertido e nada óbvio das 3 capitais nacionais em matéria de folia: Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Caso não dê tempo de aproveitar nesse ano ainda, pelo menos no ano que vem vcs já vão ter programas legais garantidos!
A capital mundial do frevo e do Maracatu tem um dos carnavais mais agitados (e divertidos) do nordeste. Seja nos tradicionais blocos de rua - principalmente o Galo, o maior bloco de arrasto do mundo, segundo dados oficiais - nas orquestras de frevo do centro histórico ou nos dos bailes fechados, Recife literalmente ferve durante o Carnaval.
O que pouca gente sabe é que a ensolarada capital de Pernambuco também guarda lugares legais - e pouco conhecidos - que são uma ótima oportunidade para aproveitar o melhor do lazer, gastronomia e cultura da cidade. Para quem gosta de comer bem, um ponto de parada obrigatório é o o restaurante Casa de Banhos, que tem fãs ilustres, como a banda Nação Zumbi. O restaurante fica numa casa centenária, bem próximo ao Parque das Eculturas.

Bem perto dali fica o cais das Cinco Pontas, de onde saem catamarãs que levam moradores locais e turistas para passeios pelo rio Capibaribe. Os guias que acompanham o passeio dentro dos barcos contam histórias sobre as pontes centenárias que cruzam a cidade e sobre os prédios do centro que ficam as margens do rio. Essa é uma oportunidade incrível para conhnecer por outro ângulo a cidade que encantou o holândes Maurício de Nassau, ainda no longínquo século XVII.
Já se vc quer saber o que rola no campo das artes plásticas, uma parada obrigatória são as galerias Marina Moura e a Amparo 60 quer reunem trabalhos dos artistas pernambucanos contemporâneos. Outros lugares imperdíveis -que unem cultura e gastronomia são os restaurantes É (que tem no cardápio, acrdeitem Foie Gras com algodão doce e Camarão com pétalas de rosa) e o Mingus, lugar ótimo para ouvir jazz e que foi batizado em homenagem ao baixista norte-americano Charles Mingus.
Salvador

Já se vc quer acompanhar de perto - pero no mucho - o carnaval na terra do axé, Salvador também tem recantos sossegados nessa época, com o adicional de ficarem apenas um passo distate da folia. Um desses lugares é o hotel Convento do Carmo (foto abaixo), um dos únicos hotéis de luxo do país abrigado em um prédio histórico. Um dos atrativos do hotel é o Conventual, restaurante do hotel que também é aberto ao público em geral ( as refeições custam em média 35 reais, dependendo do horário), onde o turista pode se deliciar com as guloseimas locias. Se vc quiser mesmo é relaxar, a praia da Alelulia é uma boa pedida, tanto de dia quanto de noite. É lá que fica a Barraca do Loro, que serve deliciosos petiscos e uma infinidade de deliciosos drinks, perfeitos para refrescar do calor que faz na cidade nest época do ano. De quebra, os proprietários ainda oferecem sessões de massoterapia para os clientes, um luxo!

Rio de Janeiro

Já se vc quiser fugir um pouco da agitação do carnaval carioca, uma boa idéia é visitar a confeitaria mais antiga do Rio, a Cavé, aberta em 1890. Localizada num casarão histórico entre as ruas Sete de Setembro e Uruguaiana, ela teve que fechar as portas no ano 2000, por problemas financeiros. Comprada por outra confeitaria, a Manon, ela reabriu em 2008, e traz como principais atrativos os deliciosos pãezinhos, croissants e bombas de chocolate, um pouco da história da Cidade Maravilhosa.
0 comentários:
Postar um comentário