

Loucas, assassinas, mentirosas, chiquérimas, dissimuladas e perversamente divertidas, somos vidrados nas vilãs. Muitas vezes responsáveis por movimentar tramas mornas (vide Cláudia Abreu em Celebridade e Alinne Moraes em Duas Caras) as vilãs ods folhetins despertam nos telespectadores sentimentos contraditórios, que vão da repulsa a admiração, passando pela catarse que elas proporcionam ao fazer/dizer coisas que todos nós um dia já tivemos vontade de fazer, mas a moral e os bons costumes nos obrigam a recalcar.

Brasileiro no geral é louco por novela, o que faz com que muitas das histórias sejam incorporadas pelo inconsciente coletivo, persistindo em gírias e em conversas informais, contrariando mesmo uma das características da telenovela, que basicamente é um gênero de consumo cultural datado. Quem não se lembra das maldades da Odette Roitman, ou da Bia Falcão?? E das loucuras da Nazaré Tedesco, a lourona bouazuda que tocava o terror em Senhora do Destino??? We love tudo isso!!

E a nossa lista de vilãs memoráveis vai longe: A musa grunge-sertaneja Flora Cobain (Patrícia Pillar), que nos fazia chorar de tanto rir enquanto cantava Beijinho doce, e matava um personagem de A Favorita como quem troca de figurino, a louca-mor Cristina Savóia (Flávia Alessandra), que teve coragem até de peitar o próprio Satã, passando pela atual megera-psicopata do horáro nobre, Yvone, que deu a elza na melhor amiga e fugiu pra Dubai. A lista é grande, e vai longe... Confiram os videos e se deliciem com uma overdose de maldade:
