
Como de costume eu costumo publicar aqui meus textos que ficam de fora na edição final, confiram ( com exclusividade) amatéria que escrevi sobre tecnologia verde para a revista:
Tecnologia amiga do verde
Saiba como as chamadas tecnologias verdes podem ajudar a preservar o meio ambiente
A chamada tecnologia verde procura criar produtos biodegradáveis ( que se decompõe de forma natural no meio ambiente) e independentes de recursos não-renováveis, como o petróleo, a principal matéria-prima e combustível utilizado atualmente. Esses produtos também economizam considerável quantidade de energia, além de serem produzidos com o mínimo impacto possível à natureza.
Um exemplo é o laptop produzido pela empresa japonesa Fujitsu, cuja estrutura externa é feita de milho. “Estamos trabalhando para eliminar qualquer plástico derivado do petróleo. Queremos utilizar cada vez mais recursos renováveis e biodegradáveis, que são menos agressivos ao ambiente”, explicou ao portal de notícias G1 Jon Rodriguez, gerente de produtos da companhia. Ele afirma também que o computador é tão resistente quanto os convencionais. As baterias utilizadas no PC são fabricadas com prata e zinco, menos prejudiciais ao meio ambiente que as usadas hoje, feitas com lítio, um metal extremamente tóxico. O laptop já é vendido no Japão.
As telas de cristal líquido, que vêm superando as de plasma e de projeção traseira e a indústria se prepara para a tecnologia do futuro, as telas de diodo orgânico emissor de luz. Conhecida como OLED ( Organic Light Emitting Diode, em inglês), essa técnica proporciona telas mais finas e flexíveis, e uma grande redução no consumo de energia. A tecnologia ainda é experimental, mas especialistas afirmam que dentro de 10 anos essas tvs serão populares no mundo inteiro.
A tecnologia mostra que cada vez mais pode ser uma grande aliada na luta pela preservação ambiental. Como as experiências atuais comprovam, a solução está na própria natureza, e também na consciência ambiental de cada um de nós.
0 comentários:
Postar um comentário